sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

3-5-2 ou 4-4-2? Eis a questão...

Não há como negar, o esquema 3-5-2 hoje é o mais consagrado e copiado por todos os treinadores no futebol brasileiro...
Principalmente porque este esquema é tricampeão brasileiro de maneira consecutiva (06,07 e 08) com o São Paulo e, se mostrou muito eficiente.
O problema é, quem mais sabe treinar seu time ou tem peças que saibam se adequar neste esquema de jogo no futebol brasileiro? O Palmeiras tentou, o Santos também e...nada.
Acho que o 4-4-2 para os padrões do futebol brasileiro é o melhor a ser usado, dois meias cirativos constroem mais do que dois volantes de ótimos recursos técnicos com dois alas que nem sempre apoiam o meio de campo, até porque laterais são mais faceis de se encontrar do que alas, né?!
Na Europa não se usa mais o 3-5-2 há muito tempo, eles acham muito defensivo, talvez porque lá, os jogadores são muito táticos, obedecem muito a tática e não criam tanto como aqui, por isso lá fica metódico demais.
O Muricy está tentando atuar com duas linhas de quatro jogadores e dois na frente, tentou ao menos 3 vezes, mas, acho que não emplacou.
Na minha opinião isso tudo não interessa tanto sabia? O importante no futebol de hoje é o que os jogadores vão fazer sem a bola, tem que saber jogar sem a bola, cercar desde a defesa do adversário para a bola chegar mascada no meio de campo, facilitando o bote dos volantes.
As pessoas se preocupam muito com o esquem de jogo e se esquecem de perceber que hoje, o que vale é o "jogar sem a bola" e isso amigo, o professor Muricy faz com maestria...

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário